Ser Professor do 1.º Ciclo

quarta-feira, maio 10, 2006

Jornadas de PP’06, do 1CEB: como nos podemos organizar e de que vamos falar?

Bem, como já notaram, no âmbito das Jornadas de Prática Pedagógica do 1CEB, estão todos convidados para colaborar numa intervenção em moldes que este post vai tentar ajudar a definir. Para isso preciso da vossa ajuda! Claro que estou a partir do pressuposto que conto com todos para participar nesta aventura. Acho que já disse, é no dia 8 de Junho e é a última tarefa que vos peço! Digo isto porque esta peripécia não estava incluída no plano de trabalhos que em Novembro acordámos de mútuo acordo, pelo que fica aqui o meu apelo à vossa participação.

Apesar de já ter conversado com a Dra. Isabel Candeias, que é quem tem tratado comigo as questões do programa, e de termos discutido algumas hipótese de trabalho, para esta sessão, estou ainda sem saber exactamente como avançar, pelo que queria, antes de mais, colocar-vos perante o duplo repto:
1) Numa primeira instância, gostaria de perceber quais são as vossas sugestões relativas à forma de organizarmos as vossas intervenções. Não digo mais, por agora, para não estar a influenciar as vossas opiniões.
2) Depois, num segundo nível, que não se pode demarcar do anterior, gostaria de saber o que consideram pertinente dizer acerca da vossa participação nesta investigação e, sobretudo, da vossa experiência como professores em pleno período de indução profissional, e que pode ser um contributo importante para quem ainda está na formação inicial ou para quem está prestes a passar para o vosso lado.

Quem sabe se também não se podia discutir formas de manter laços mais sistematizados entre os professores formados pelo IEC, até como uma forma de apoio aos problemas que surgem durante o período de indução profissional, situação já levantada noutros posts/comentários deste blog.
Pensem nisto e digam de vossa justiça. Fico também à espera das vossas opiniões e sugestões, pois rapidamente teremos de tomar decisões.

4 Comments:

  • Só para deixar o meu sincero agradecimento à Joana e à Beatriz. Podem crer que só as vossas intervenções já me fizeram pensar numa quantidade enorme de possibilidades. Tenho, no entanto, de não esquecer a exequibilidade… Às vezes é preciso ouvir (ler) as palavras na boca (caneta) de outros para dar o devido valor a certas coisas.

    Mais uma vez, obrigado! Espero, entretanto, por mais contributos dos restantes participantes… Vamos lá, ‘cabeças a funcionar’, ‘não se acanhem’! (é assim que dizem, quando querem ‘agitar’ as mentes dos vossos alunos?).

    By Blogger Carlos Silva, at 5/14/2006 2:35 da manhã  

  • Luciana, estou sensível à hipótese que coloca. Acredito que se não for uma decisão tomada por vós, dificilmente terá possibilidades de sucesso... Precisamos de conversar.

    By Blogger Carlos Silva, at 5/14/2006 11:49 da tarde  

  • Olá Paula. Obrigado pelo teu comentário detalhado e muito interessante. Em breve darei notícias acerca da forma como nos vamos organizar. Certamente, aproveitarei algumas das vossas sugestões; outras, por questões logísticas, serão mais difíceis de concretizar.
    Penso também que poderei apresentar alguns resultados, ainda que exploratórios. Fiz uma análise de conteúdo do blog (a propósito de uma comunicação que vou fazer estes dias na Finlândia – é verdade, a vossa fama vai longe), focando alguns aspectos (não é exaustivo), que posso apresentar nas jornadas.

    By Blogger Carlos Silva, at 5/17/2006 6:24 da tarde  

  • Luciana, não sei o que lhe diga... Podia-lhe fazer inveja com a descrição dos pormenores da viagem... Não, isso não.
    Mas, olhe que não é assim tão difícil: uma tese de Mestrado sobre TIC e ex-alunos do IEC..., uma bolsa, uma comunicação interessante,... quem sabe!

    By Blogger Carlos Silva, at 5/18/2006 2:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home