Ser Professor do 1.º Ciclo

sexta-feira, abril 14, 2006







Boa Páscoa para todos!

16 Comments:

  • Nesta tarde de sábado santo, prestes a comemorarmos a vitória do Amor de Deus, em seu filho Jesus, sobre a Morte, venho, do fundo do coração, desejar-vos uma óptima Páscoa, cheia de alegria, solideriadade, convívio familiar e Paz....coisas que nos tempos que correm começam a ser realidades quase dos Contos de Fadas.

    By Blogger Nuno Monteiro, at 4/15/2006 5:09 da tarde  

  • Já Domingo, queria também reiterar os votos de uma boa Páscoa para todos!
    Gostaria que os nossos desejos não ficassem apenas pelo imaginário dos contos de fadas, não é Nuno. Como fazer para que isso seja uma realidade partilhada por todos? É, provavelmente, o desafio das civilizações modernas! Muito para além das religiões, mas também, com as religiões.

    By Blogger Carlos Silva, at 4/16/2006 9:49 da manhã  

  • Desculpa a demora Luci, já sabes os motivos...

    Espero sinceramente que esta pequena pausa tenha sido um período de reflexão e tenha sido vivido com a intensidade que é exigida. Espero igualmente que tenha proporcionado algum descanso e, especialmente, como foi o meu caso, que tenha dado para colocar algum trabalho em dia.

    Um abraço

    By Blogger Ana Tavares, at 4/18/2006 9:36 da tarde  

  • Já agora...

    Menina Luciana! Gostava de saber qual foi a justificação que deu aos seus alunos para o facto do coelho possuir ovos que, definitivamente, não lhe pertencem... É grave, parece-me a mim que estamos perante um caso de furto!

    By Blogger Ana Tavares, at 4/23/2006 9:39 da manhã  

  • Eu nem precisei de dizer nada. Também trabalhei esta imagem com os meus alunos. Assim que a viram trataram logo de me esclarecer que, realmente, o coelho não põe ovos mas que os PEDIU à sua amiga galinha. Como se desloca mais rapidamente, ofereceu-se para ser ele a distribuir os ovos pelos meninos do mundo. Sendo também brincalhão, gosta de os esconder pelos jardins!

    Afinal, não podemos tirar conclusões precipitadas sem averiguar correctamente os factos. Há sempre uma razão que justifica o acto...E este do coelho é puro voluntariado.

    :) Fartei-me de rir sozinha com esta explicação. Foi mais um dos momentos que me faz continuar a ser Professora do 1ºCiclo.

    By Blogger Luciana Ferreira, at 4/23/2006 12:00 da tarde  

  • Nem sempre o que parece é!

    E esta é a história de um coelho que de ladrão passou a generoso voluntário!

    :)

    (Vou anotar a explicação, está genial!)

    By Blogger Ana Tavares, at 4/23/2006 9:36 da tarde  

  • Este coelho pode não ser larápio, mas generoso também ponho as minhas dúvidas. Eu diria mais interesseiro, pois não me foi dito quantos ovos tinha no cesto e quantos distribuiu, até porque eu não recebi nenhum e ainda estou à espera!!! Mais a mais, não me constou que houvesse ovos de Páscoa pelos jardins, até porque, com a crise que vai por aí, tinha-se combinado que não haveria gastos supérfluos, o que me leva a crer que a galinha foi enganada.

    Isto para dizer que qualquer história e argumentação precisam de um bom suporte e são susceptíveis de serem reformulados em face dos dados que temos. Se para uns determinada ilação parece correcta, em face da informação que têm, para outros pode não fazer sentido o que estamos a dizer, correndo o risco até de sermos injustos quando entramos na análise de sentimentos e relações pessoais. Também na escola a informação e o conhecimento são sempre relativos, pois dependem das fontes que utilizamos. Se queremos alunos com criatividade e imaginação temos que procurar os contextos que permitam que essas capacidades se desenvolvam.

    Nota: Claro que entre a minha história e a dos alunos da Luciana prefiro a dos alunos, pois a visão que têm das coisas e inigualável, o que nem sempre é tido em conta, com o risco evidente de se perder essa capacidade criativa, imaginativa, crítica, de intervenção…

    By Blogger Carlos Silva, at 4/29/2006 4:27 da manhã  

  • Como pode desconfiar das intenções de um coelhinho com uma cara tão fofinha??

    Já agora, acho que é a minha vez de dizer: "só mm o professor para se lembrar de uma coisa assim".

    :)

    By Blogger Ana Tavares, at 4/29/2006 5:52 da tarde  

  • :), :), :) ... Espero ser capaz de vir a reagir! Por agora fiquei (muito) satisfeito!

    By Blogger Carlos Silva, at 5/01/2006 1:42 da manhã  

  • ... E já me esquecia: “quem vê caras não vê corações”! Nem sempre utilizamos (ou sabemos utilizar) a sabedoria popular, mas quando nos dá jeito...

    By Blogger Carlos Silva, at 5/01/2006 1:49 da manhã  

  • Bem, agora que já passou o impacto inicial da leitura do seu comentário, Ana, e que me fez sorrir, sou eu agora que lhe lanço o desafio de, se achar conveniente, explicar melhor a frase que escreveu: "só mesmo o professor para se lembrar de uma coisa assim".
    É que dito da forma que o disse, e até pelo comentário que fez, fiquei na dúvida se é coisa boa ou não? … Trata-se apenas de uma pequena provocação e muita curiosidade! Mas tem limites, pois se for coisa má, então é melhor ficarmos por aqui…

    Por princípio, quero não desconfiar de ninguém, nem mesmo de um 'inofensivo' coelhinho. Contudo, a minha mãe e a vida dizem-me constantemente que “mais vale prevenir do que remediar” (outra vez a sabedoria popular).

    By Blogger Carlos Silva, at 5/02/2006 12:17 da tarde  

  • Claro que era no bom sentido! O que queria dizer era que só mesmo o professor para dar a volta à questão e encontrar uma justificação tão... diferente para esta imagem.

    Aliás, sinceramente eu e a Luci já tinhamos comentado a ausência de um comentário mais elaborado e a questionar a imagem. :) :) :)
    Luci, desculpa a inconfidência!

    By Blogger Ana Tavares, at 5/03/2006 9:12 da tarde  

  • Luci, começo a ficar preocupada com o meu record de comentários!!
    Está a ser ameaçado...

    ;)

    By Blogger Ana Tavares, at 5/03/2006 9:14 da tarde  

  • Estou claramente a brincar...o que interessa é o conteúdo mas, se eu não disser estas coisas de vez em quando, a Luci, que me conhece melhor, vai pensar que eu devo estar doente, porque nem pareço a mesma.

    :)))

    By Blogger Ana Tavares, at 5/03/2006 9:16 da tarde  

  • Ainda bem que o diz... e lá diz o dito popular, "a brincar, a brincar, lá se vai dizendo as coisas!".

    By Blogger Carlos Silva, at 5/04/2006 12:13 da manhã  

  • :)

    By Blogger Ana Tavares, at 5/05/2006 8:06 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home