Ser Professor do 1.º Ciclo

domingo, abril 09, 2006

A Idade do Gelo 2

“A Idade do Gelo 2” (site pt | site internacional) é uma história para todas as crianças, para os adultos que mantêm o espírito de criança, para os professores/educadores que trabalham com crianças (se puderem, vejam primeiro “A Idade do Gelo 1”).

Uma história com tudo. Amor, amizade, alegria, divertimento, uma jornada/caminhada, desafios para vencer, medos para ultrapassar, situações para resolver, sonhos por cumprir, sentimentos por confessar, um mundo em risco, uma vontade enorme em sobreviver, a diversidade e as diferenças entre seres, uma família para cuidar e preservar.

A Rita adorou (já conhecia a primeira saga). Sorriu, gritou, entusiasmou-se, deu gargalhadas, espantou-se, divertiu-se, ficou triste, segredou receios, tapou os olhos, espreitou entre dedos. Comentou, com cara envergonhada e comprometida, mas sem conseguir evitar escapar um sorriso: “Lá vem o amor, outra vez!”.

Eu diverti-me imenso. Fiquei feliz por ver a Rita feliz! Apercebi-me que a felicidade não é um estado. São momentos que podemos procurar, mas nem sempre encontramos, pois acontecem quando menos esperamos. Não sabemos se têm hora e data marcada, mas acontecem… Estejam, pois, alerta! Envolvam todos os sentidos, não os deixem passar.

Já é tarde. Agora a família está toda a dormir, deixei-me estar um pouco mais no sofá... Não queria deixar passar mais um dia sem o post da avaliação (de longe o tinha imaginado, de perto o tentava formalizar). Outras ideias foram surgindo, ao passar de leve as últimas horas da minha existência… Enquanto dividia os olhos entre a televisão e umas folhas de papel, apreendi e rasurei intenções de posts que me tentavam escapar por entre pensamentos e sonos perdidos. Logo a seguir sentei-me no computador, vi o e-mail, respondi a duas ou três pessoas, e depois deu nisto…