Ser Professor do 1.º Ciclo

domingo, abril 09, 2006

A Idade do Gelo 2

“A Idade do Gelo 2” (site pt | site internacional) é uma história para todas as crianças, para os adultos que mantêm o espírito de criança, para os professores/educadores que trabalham com crianças (se puderem, vejam primeiro “A Idade do Gelo 1”).

Uma história com tudo. Amor, amizade, alegria, divertimento, uma jornada/caminhada, desafios para vencer, medos para ultrapassar, situações para resolver, sonhos por cumprir, sentimentos por confessar, um mundo em risco, uma vontade enorme em sobreviver, a diversidade e as diferenças entre seres, uma família para cuidar e preservar.

A Rita adorou (já conhecia a primeira saga). Sorriu, gritou, entusiasmou-se, deu gargalhadas, espantou-se, divertiu-se, ficou triste, segredou receios, tapou os olhos, espreitou entre dedos. Comentou, com cara envergonhada e comprometida, mas sem conseguir evitar escapar um sorriso: “Lá vem o amor, outra vez!”.

Eu diverti-me imenso. Fiquei feliz por ver a Rita feliz! Apercebi-me que a felicidade não é um estado. São momentos que podemos procurar, mas nem sempre encontramos, pois acontecem quando menos esperamos. Não sabemos se têm hora e data marcada, mas acontecem… Estejam, pois, alerta! Envolvam todos os sentidos, não os deixem passar.

Já é tarde. Agora a família está toda a dormir, deixei-me estar um pouco mais no sofá... Não queria deixar passar mais um dia sem o post da avaliação (de longe o tinha imaginado, de perto o tentava formalizar). Outras ideias foram surgindo, ao passar de leve as últimas horas da minha existência… Enquanto dividia os olhos entre a televisão e umas folhas de papel, apreendi e rasurei intenções de posts que me tentavam escapar por entre pensamentos e sonos perdidos. Logo a seguir sentei-me no computador, vi o e-mail, respondi a duas ou três pessoas, e depois deu nisto…

4 Comments:

  • Olá professor!
    É bom termos a capacidade de descobrir que a felicidade está próxima, só assim a podemos aproveitar ao máximo!

    Compreendo que o professor deve estar um pouco desiludido com a nossa falta de participação no blog, mas compreenda que não é por mal, é mesmo por falta de tempo, que se esgota entre a atenção à família, aos amigos e à nossa profissão!

    Mas não posso deixar de o animar porque tem feito um trabalho fantástico! Parabéns!!!
    Quando leio as suas postagens vejo que consegue referir sempre aspectos muito interessantes, o que me permite reflectir sobre a minha própria prática profissional.

    Vou tentar ser mais assídua!

    By Blogger Mónica Silva, at 4/09/2006 8:30 da tarde  

  • Infelizmente ainda não tive oportunidade de ver "A Idade do Gelo 2". Vi "A Idade do Gelo 1" e também adorei. Esta, como muitas outras histórias, são bastante interessantes, na medida em que podemos tirar proveito pedagógico delas. Já agora, aproveito para convidar quem ainda não teve a oportunidade de vizualizar "O Gang dos tubarões" a fazê-lo porque toca aspectos essenciais da vida humana. Ultimamente, na minha opinião, os filmes de animação que têm sido produzidos têm bastante qualidade em todas as vertentes. Estes novos filmes desprenderam-se da imagem que caracterizava a Disney e apresentam-se com uma maturidade diferente.

    By Blogger Paula Ribeiro, at 4/09/2006 8:37 da tarde  

  • Infelizmente ainda não tive oportunidade para ver o filme mas espero vê-lo brevemente!

    Vi o "Idade do Gelo 1" e adorei!

    By Blogger Luciana Ferreira, at 4/13/2006 12:23 da tarde  

  • Também vi o primeiro filme e adorei.

    By Blogger Ana Tavares, at 4/23/2006 9:41 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home