Ser Professor do 1.º Ciclo

domingo, abril 23, 2006

Somos (finalmente) professores do 1CEB!
E agora?

2 Comments:

  • Parece que os discursos estão numa fase em que transparece algum ressentimento precoce com a profissão… É assim tanto como dizem? O investimento que estão a fazer é desproporcional com o reconhecimento social, com as condições que existem na escola?

    Gostava mais que fosse algo deste género… E agora:
    – Participam em projectos de trabalho com outros professores;
    – Partilham saberes e experiências, frustrações e receios;
    – Colaboram com as instituições formadoras, mantendo uma relação de interesse comum que permite e potencializa uma formação ao longa da vida, com repercussões na melhoria dos processos de aprendizagem;
    – Fazem felizes crianças que em muitas circunstâncias encontram-se em risco, criam oportunidades que noutros contextos, por vezes, simplesmente não existem;
    – Na sua dimensão profissional, são professores realizados, em face dos resultados e do reconhecimento social;
    – São também, por isso, professores com índices de satisfação profissional e pessoal e com auto-estima e auto-conceito elevados, repercutindo-se de forma positiva na qualidade de vida e no modo de estar em sociedade e na vida privada.
    – …

    Não será este um quadro pelo qual valha a pena lutar? Não se sentem com força para lá chegar? Ou o professor será um eterno insatisfeito, à procura de uma quimera?

    Será que, ao invés, estamos numa perspectiva utópica em face daquilo que são os indicadores actuais da escola e da sociedade que a criou e a sustenta? Será que a sustenta?

    By Blogger Carlos Silva, at 4/29/2006 2:47 da manhã  

  • Só para corroborar, reforçar as palavras da Ana!
    É sobretudo para isto (comunicar, desabafar, questionar, reivindicar, protestar, soltar os sentimentos, …) que o blog serve, para além de outras coisas ditas ‘teóricas’ ou mais ‘elaboradas’, mas que podem coabitar de forma pacífica.

    Obrigado Ana!

    By Blogger Carlos Silva, at 5/02/2006 11:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home