Ser Professor do 1.º Ciclo

sábado, maio 20, 2006

Estratégia para preparar a intervenção Jornadas PP'06

Olá, como estão?

1) Com este texto espero conseguir uma estratégia para organizar a nossa intervenção nas Jornadas de Prática Pedagógica’06, do Ensino Básico. Pretendo agilizar todo o processo de preparação, procurando que a intervenção vá ao encontro de algumas das vossas sugestões. Desde já o meu obrigado pelas vossas contribuições.
Outras opções seriam igualmente válidas, mas com a estratégia que vou apresentar, pretende-se que, para além de um momento de trabalho individual de preparação para a vossa participação, não seja preciso qualquer outra diligência (como reuniões de preparação), a não ser estar presente no dia das Jornadas. A nossa sessão está marcada para o dia 8 de Junho, entre as 14.30 e as 16.30, à qual se segue a Conferência da Professora Maria do Céu Roldão.

2) Linhas orientadoras da intervenção:
• Enquadramento do processo de investigação;
• Apresentação de alguns resultados da investigação;
• Colaboração da Dra. Altina Ramos e Dra. Isabel Candeias;
• Reflexão sobre o processo de construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução, segundo linhas orientadoras que apresentarei a seguir;
• Relato de experiências/situações sobre a indução profissional e questionamento da pertinência das respostas/soluções encontradas, ao nível das fontes/recursos utilizados (componentes/áreas da formação inicial, colegas, livros, …).

3) Funções atribuídas aos participantes:
a) Eu farei a apresentação do enquadramento e de alguns resultados da investigação.
b) A Dra. Altina e a Dra. Isabel, a partir do conhecimento dos propósitos da investigação e da leitura do blog, vão procurar interagir com os participantes, ao longo da sessão, colocando questões e suscitando o debate acerca da construção do conhecimento profissional.
c) Os professores principiantes procuram participar no debate acerca da construção do conhecimento profissional: (i)apresentando sínteses acerca dos tópicos solicitados; (ii) relatando experiências profissionais; (iii) respondendo aos desafios da Dra. Altina e Dra. Isabel e às perguntas da assistência.

4) O que precisam de fazer para preparar o vosso contributo na sessão?
A ideia central é que avaliem a vossa construção do conhecimento profissional (processos e experiências formativas desenvolvidas para se tornarem em professores do 1CEB) na formação inicial e no período de indução profissional. Assim, por tópicos, gostaria que, cada professor, se referisse:
a) A três aspectos sobre a formação inicial que contribuíram para a resolução de problemas que tiveram de enfrentar na vossa vida profissional;
b) A três aspectos sobre o período de indução que resultaram na construção de conhecimento profissional, indicando as estratégias que foram seguidas para a construção desse conhecimento
c) A uma/duas experiências/situações profissionais que evidenciassem a importância dessa construção do conhecimento profissional e a(s) relação(ões) com alguns dos aspectos mencionados atrás.

5) Procedimentos a adoptarem:
No final do texto segue uma lista de alguns assuntos tratados durante o processo de investigação. Podem seleccionar os vossos tópicos a partir desta lista. Podem também escolher outros tópicos que não estejam seriados (a lista é apenas exemplificativa…).
Quando decidirem os tópicos/temas a tratar, enviam-me essa lista com as vossas intenções. Logo responderei dizendo se aceito os vossos tópicos ou se sugiro outros, procurando evitar eventuais repetições dentro dos grupos. Depois de seleccionados os temas e de fazerem a vossa reflexão (por tópicos), enviem-me esse esquema de trabalho.
Para os casos que não possam estar presentes nas Jornadas (até agora conheço apenas um caso justificado – Cláudia ou Andreia, conforme a decisão que tomarem), pedia na mesma a concretização deste exercício, pois ou eu ou um colega vosso dará conhecimento das vossas ideias.
Alguma dúvida é só perguntarem. Usem preferencialmente o mail (pode ser também o blog), pois vou estar ausente nos próximos dias.

6) Prazo:
Na medida do possível, seria interessante que tudo pudesse ficar alinhavado até final de Maio.

7) Lista de tópicos:
- Prática pedagógica;
- Projecto Curricular Integrado;
- Didácticas da especialidade;
- Educação Especial;
- Necessidades Educativas Especiais;
- Apoio educativo e dificuldades de aprendizagem;
- Burocracia nas escolas;
- Avaliação das aprendizagens;
- Recursos didácticos;
- Condições materiais das escolas;
- Integração nos contextos escolares por parte dos professores neófitos;
- Relações entre profissionais;
- Metodologia de investigação de problemas;
- Mapas de conteúdo;
- Actividades integradoras;
- O papel dos pais;
- Mobilidade docente;
- Professor tradicional versus professor inovador;
- Diversidade cultural dos alunos;
- Gestão curricular de diferentes níveis de escolaridade;
- O acompanhamento individualizado;
- Adequação das actividades aos alunos;
- Gestão do tempo;
- Aproveitamento da aula por parte dos alunos;
- Gestão diferenciada de diferentes ritmos de aprendizagem;
- Gestão curricular de diferentes níveis de escolaridade;
- Processos de iniciação à leitura e à escrita;
- Monodocência versus monodocência coadjuvada;
- O conhecimento do currículo escolar;
- O conhecimento de diferentes estratégias, metodologias de aprendizagem;
- Problemas sociais dos alunos e famílias;
- …

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