Ser Professor do 1.º Ciclo

sábado, março 25, 2006

Práticas inovadoras... ?

A propósito do post anterior, e partindo do princípio, a acreditar no que vêm dizendo neste e noutros momentos desta investigação, que a vossa formação inicial contribuiu para a construção de um perfil de professor inovador (ou não?), como podemos, então caracterizar as vossas práticas profissionais? E como posso verificar isso (a inovação) nas vossas práticas/preocupações quotidianas de professores em período de indução profissional?

1 Comments:

  • Uma ideia mais para incluir nesta postagem e que pode estar relacionada com uma das questões que a Paula referiu – a necessidade de ‘sistematização’ e ‘transmissão’ do conhecimento.
    Tive o privilégio de ser aluno da Professora Guilhermina, ilustre Professora da área de Matemática, ligada à formação inicial de Educadores e Professores do 1CEB, na Universidade do Minho, que recordo com saudade, pois infelizmente já não está mais connosco. Sempre tive a Professora Guilhermina como um modelo de Professora inovadora pela motivação e interesse que conseguia colocar em tudo que nos propunha do ponto de vista da nossa aprendizagem de competências na área da Matemática e não só (este não só também é importante).
    Dizia a Professora Guilhermina, e espero não faltar à verdade, que os Professores do 1CEB não devem nunca esquecer que a 'memorização' e a 'repetição' joga um papel importante na aprendizagem em crianças destes níveis de ensino. E isto nada tinha de contraditório com uma prática inovadora, que envolvesse a motivação, a autonomia, a significatividade e funcionalidade da aprendizagem.
    A Professora Guilhermina, pelo seu testemunho de Professora, confirmava este pensamento, que era depois detalhado, em função das circunstâncias. Da minha parte, ao longo da minha experiência profissional, ligada à formação inicial de Professores do 1CEB, fui percebendo e encontrando argumentos práticos e teóricos que corroboram deste princípio. E vocês, o que acham? O que vos dizem as vossas práticas, o que vos dizem as aprendizagens das crianças?

    By Blogger Carlos Silva, at 3/30/2006 3:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home