Ser Professor do 1.º Ciclo

sábado, janeiro 07, 2006

Mudanças...

Olá!
Na primeira entrevista que realizámos sobre a nossa formação inicial foi-nos solicitado que apontássemos aspectos positivos e menos positivos sobre a mesma.
Por muitos aspectos que se apontem temos todos que admitir que somos professores do 1.º Ciclo bem formados. Mas o cerne da questão não está aí! Nenhuma formação inicial nos pode formar em todos os aspectos... Somos nós que temos que dar continuidade a essa formação!!!
Acima de tudo, temos que colocar o pessimismo de parte e pensar o quanto somos importantes para os "nossos meninos" e que, se gostamos do que fazemos, precisamos de investir e, por muito que nos custe, aderir às mudanças e tentar adaptar-nos a elas!
Mas o meu principal objectivo desta postagem é realçar um aspecto da formação inicial que eu julgo essencial: o trabalho colaborativo! De facto, esta metodologia de trabalho tão presente na nossa formação inicial faz com que agora nos sintamos predispostos e motivados a trabalhar colaborativamente... Não acham que a colaboração faz muita falta em muitas das escolas por onde passamos???
Não se esqueçam que é fundamental "...fazer da escola um espaço de construção participada o que torna imprescindível que se mude a própria cultura institucional, ou seja, de uma cultura individualista terá de se evoluir para uma cultura colaborativa" (Morgado, 2002).
Não acham que isto foi conseguido na nossa formação inicial? Pelo menos em mim esta cultura foi interiorizada...

3 Comments:

  • Ok, muito bem, Beatriz! Ficou clara a ideia da importância da colaboração para 'Ser Professor', que foi trabalhada na formação inicial. Os comentários seguintes (Luciana e Susana) acrescentaram e reforçaram o significado da 'postura' colaborativa na educação, como traço de identidade que vos une, e que deveria fazer parte da cultura da sociedade, em geral, e da escola, em particular, o que está longe de suceder.
    Pois, então, pergunto: a colaboração resolve tudo? Não há mais nada para além disso? Ou a colaboração pressupõe algo que está dito, mas pode não estar explícito? Sendo assim, o que é isso que falta e que está com a/entre a/para além da colaboração?

    Não se trata de desvendar um puzzle, mas ainda assim apetece-me deixar uma provocação: tudo parece estar relacionado com a ideia de 'coerência'.

    By Blogger Carlos Silva, at 1/10/2006 1:22 da manhã  

  • Co - laborar

    trabalhar em conjunto?

    aprendizagem cooperativa?

    A aprendizagem ao longo da vida passa, na minha opinião, também por saber colaborar, ou seja trabalhar para um projecto comum....

    Será que também entre uma atitde de colaboração / construção, não é preciso uma disposição e um certo carisma para tal?

    Na formação inicial, será que houve espaço para reforçar a vontade de "ajudar a construir", por exemlplo nos trabalhos de grupo, ou ficava-se apenas por uma luta, impl+icita e discreta, para ver quem tirava melhor classificação?

    Em que medida, o P. C. Integrado de formação pode favorecer este aspecto?

    Que mudanças acham pertinentes?

    Que critérios devem ser utilizados na formação de grupos de trabaho, por exemplo?

    aqui ficam as minhas questões...gostava de ler as vossas opiniões e também de si, professor Carlos....

    Bom trabalho....

    By Blogger Nuno Monteiro, at 1/17/2006 9:21 da tarde  

  • Olá a todos que têm dado vida a esta postagem que a Beatriz iniciou e que fala de, entre outras coisas, da colaboração.

    Quando falei na coerência, não quis diminuir a importância da colaboração na mudança dos processos educativos. Contudo, sugeri que a colaboração por si só não faria tudo; haveria mais qualquer coisa que em conjunto, e numa perspectiva da construção do perfil profissional de professor, melhor poderia contribuir para essas mudanças. Assim, queria-me referir a outras características fundamentais que ajudam a formar e a dar coerência ao perfil profissional, como por exemplo, entre outras, a investigação e a reflexão.

    Em coerência, quem se diz predisposto a colaborar deve demonstrar uma atitude favorável para que isso aconteça. Fomentar a colaboração e ter atitudes adequadas ao seu desenvolvimento nos contextos escolares pressupõe outras atitudes intrínsecas, como seja um trabalho de reflexão e análise da realidade escolar, como seja a necessidade de investigar e contribuir para a melhoria das aprendizagens das crianças desses contextos.

    Mas a coerência pode ser vista noutras dimensões que não só o perfil profissional do professor. Pensem nas crianças e no currículo escolar...

    By Blogger Carlos Silva, at 1/19/2006 12:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home