Ser Professor do 1.º Ciclo

quinta-feira, dezembro 29, 2005

Primeira entrevista: Turma 3 (28-12-2005)

E pronto (em bom português)! Com a entrevista da Turma 3 (quarta, dia 28) terminámos a primeira série de entrevistas, dedicadas à formação inicial, que concretizaram no Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho.
Neste caso houve uma pequena variação no formato da entrevista. Por um imprevisto de última hora, o José Pedro não pôde comparecer à entrevista, pelo que tivemos uma sessão com quatro Professoras. Ainda assim, acabámos por realizar uma entrevista individual com o José Pedro, ao qual desde já agradeço a sua disponibilidade, fazendo com que tenha a possibilidade de acompanhar os outros passos metodológicos de recolha de dados (registo escrito e participação no blog).
Da mesma forma que fiz com as Turmas 1 e 2, gostaria de pedir à Ana, à Luciana, à Mónica e à Paula que se manifestassem sobre a forma deste (re)encontro, a vossa participação e os sentimentos que suscitou (ao José Pedro que comentasse a entrevista individual). Depois das festas, poderemos falar de aspectos mais específicos e mais directamente relacionados com o conteúdo da entrevista de grupo (nessa altura, numa perspectiva integrada, cruzando opiniões entre todos os participantes deste processo).
Embora as palavras pareçam as mesmas doutras circunstâncias, tenho de dizer que, porque corresponde a um sentimento agradável e verdadeiro, gostei muito das intervenções de todos os elementos deste grupo de trabalho. Foi para mim um prazer imenso ter voltado a conversar convosco sobre a vossa “formação inicial”. Não esqueçam, valorizo tanto ou mais um reparo como um elogio… Aqui, como na formação inicial, nunca tive a intenção de os menosprezar ou censurar, mas sim tentar compreender e argumentar, pois só assim considero ser possível crescer, aprender e desfrutar.

Ainda assim, a minha consciência crítica diz-me haver sempre um mas… situações mal resolvidas, momentos menos felizes, desencontros de opiniões, crises de identidade, perda de confiança nas nossas capacidades. A vida é esforço contínuo para superar estas dúvidas; para criar situações de estabilidade, de bem-estar físico e emocional, de realização profissional e pessoal, de alegria e amizade, de partilha e união, de lazer e convívio. Espero que seja um esforço bem sucedido para todos, agora que estamos às portas de um novo ano, de um tempo mais, com o caminho que vamos escolhendo.

3 Comments:

  • Olá a todos....
    Se me é permitido professor Carlos e colegas, gostaria de dar os parabéns à Luciana pela sua participação no blog. Concretamente, fiquei muito feliz por saber que, nesta sessão, tal como aconteceu nas outras entrevistas, também vocês sentiram, parece-me, algo de especial e até, porque não, "maravilhoso", tal como nos contos dos Irmãos Grimm.
    Ou seja, concetteza que foi proveitoso para todos voltar a reviver oralmente alguns aspectos vivenciais da nossa formação e essencialmente, reflectir, quase "moralizando" sobre aspectos organizativos e pedagógicos que podiam ser melhorados.....

    Uma Boa Noite para todos vós....
    e um ano cheio do melhor que há no mundo e nos céus....

    By Blogger Nuno Monteiro, at 1/02/2006 7:12 da tarde  

  • MÓNICA e PAULA! Olá, estão aí? Gostava que deixassem o vossa opinião sobre a entrevista. Então, ZÉ PEDRO; sei que o 'privado' lhe ocupa muito o tempo e que este tipo de conversa pode não lhe suscitar qualquer comentário, mas, ainda assim, podia dizer umas palavras sobre a entrevista?

    By Blogger Carlos Silva, at 1/06/2006 2:21 da manhã  

  • Só para agradecer os contributos da Paula e do Zé Pedro. Também vos posso dizer que, com este processo de investigação, também me sinto a ‘crescer’. E falando de coerência, ela está presente quando um grupo de professores reflecte e relaciona ‘aquilo que viveu, aquilo que é e aquilo que vive’ (Paula). Mesmo que possamos discordar, e isso pode acontecer com frequência, a coerência continua presente se o fazemos com ‘abertura e sinceridade’, se adoptamos uma postura de ‘crítica positiva e construtiva’ (Zé Pedro).

    By Blogger Carlos Silva, at 1/19/2006 12:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home