Ser Professor do 1.º Ciclo

domingo, dezembro 11, 2005

Olá, outra vez: um desafio e uma provocação

Olá a todos os participantes deste Blog, o que quer dizer a todos que terminaram a sua formação profissional como Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho, durante os anos 2002 e 2004, e que vão participar comigo num processo de investigação sobre a construção do conhecimento profissional, durante a formação inicial e o período de indução profissional.
Passaram já quinze dias desde a primeira reunião de trabalho que tivemos no Instituto de Estudos da Criança. Nessa reunião demos a conhecer e preparámos os primeiros passos do processo de investigação. Lançamos este blog e sugeri que o podíamos começar a utilizar, ainda que de uma forma exploratória, trocando perspectivas acerca do estudo e do envolvimento no mesmo, como contributo para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Assim, aproximam-se as datas para a concretização das primeiras entrevistas de grupo. Julguei ser tempo, então, de uma pequena ‘provocação’, em face da ‘pouca’ participação neste blog, ainda que estejamos numa fase de arranque, prévia ao seu verdadeiro sentido ou objectivo: servir de espaço ou lugar de encontro para a “expressão livre de ideias, sentimentos, críticas, posições, vivências acerca da participação (quanto ao conteúdo e à forma) num processo de investigação sobre a formação inicial de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, promovida pelo Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho” (é o que diz na justificação deste blog).

Serve, portanto, esta postagem, depois do que disse, por um lado, para ‘desafiar’ todos os participantes a ponderarem outras intervenções, se assim o desejarem, ainda antes das entrevistas; e, por outro lado, sobretudo para ‘provocar’ os professores ainda em ‘falta’ (por ainda não se terem manifestado neste blog) a deixaram ainda que seja apenas o seu ‘olá, estou aqui, não me esqueci de si, professor!’. Já agora, se quiserem, dizer, por este ou por aquele motivo, porque não se sentiram incentivados ou não tiveram oportunidade de o fazer.

Boa semana de trabalho!
Carlos Silva

2 Comments:

  • Apesar de algo tardio, aceitei o seu desafio! De facto, peço desculpa mas estes finais de período escolar são sempre uma grande confusão!
    Antes de mais devo dizer que acho o projecto do professor uma mais valia para todos nós, não só para si, mas para os que vão colaborar consigo, pois espaços de reflexão como os que se irão criar são sempre úteis e imprescindíveis para crescermos pessoal e profissionalmente!
    Terminada a minha formação inicial, posso-me afirmar como uma defensora da mesma, uma vez que penso que, dentro dos possíveis, ela nos proprocionou uma pequena amostra do contexto escolar, para além de que, apesar de algumas disciplinas, na minha opinião, não terem sido bem orientadas, regra geral todas me proporcionaram espaços de muita e salutar aprendizagem, partilha e discussão.

    By Blogger Ana Beatriz Costa, at 12/13/2005 3:25 da tarde  

  • Olá Professor! Aproveitando a “ deixa “ de outros, também não me esqueci de si e do trabalho que temos a desenvolver. No entanto, o trabalho por aqui também tem sido muito, e ainda não tinha parado para começar a participar “mesmo” neste blog. Digo este “mesmo”, porque embora ainda não lhe tivesse acedido, tenho pensado sobre o assunto, e é claro que só faz sentido pensar sobre ele porque trabalhamos nele e com ele todos os dias, a todas as horas… Sim, porque ser professor é assim mesmo… pelo menos até agora tem sido.
    A oportunidade de integrar este grupo de trabalho é, em meu entender, uma mais valia, uma vez que olhando para a Formação Inicial agora, é vê-la de uma perspectiva muito diferente… Reflectir sobre ela, só faz sentido num grupo que a teve, a partilha, a vive, a constrói e muitas vezes, até de forma “autodidacta”, a reconstrói… para que o seu quotidiano seja mais significativo, não só para si, mas para todos que nele e com ele interagem...
    Com isto termino...até breve. Olga Neiva

    By Blogger Olga Neiva, at 12/14/2005 1:39 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home