Ser Professor do 1.º Ciclo

domingo, dezembro 18, 2005

Primeira entrevista: Turma 1 (17-12-2005)

Foi ontem (sábado, dia 17) concretizada a primeira entrevista com a Turma 1 (2002) sobre a “formação inicial”. Gostaria, para começar, por pedir à Bárbara, à Elisabete, à Joana, à Olga e ao Nuno que falassem um pouco sobre a forma deste (re)encontro, a vossa participação e os sentimentos que suscitou. Tenho para mim que foi uma reunião agradável, mas talvez um pouco longa, situação que teremos de rever na próxima entrevista.
Há outros aspectos que podem também ser alvo da nossa atenção: os materiais utilizados, os tópicos da entrevista, … e, claro, o próprio conteúdo desses tópicos. Se quiserem podem desde já dizer o que entenderem como comentário ou criando novas postagens. Ainda assim, gostava de ter as vossas primeiras reacções. Conforme fosse fazendo as outras duas entrevistas (sobre a “formação inicial”), então aí poderíamos aprofundar outras questões, em conjunto com os vossos colegas - Turma 2 (2003) e Turma 3 (2004).

3 Comments:

  • Tal como referi no meu relatório descritivo sobre a primeira entrevista de grupo, no âmbito deste projecto, penso que foi sem dúvida muito positiva a partilha de ideias e opiniões sobre alguns aspectos basilares da Formação Inicial de Professores do 1º CEB.

    Acho que a sequência da entrevista em termos das questões estava muito bem organizada, na medida em que havia um fio condutor definido abrangendo aspectos fundamentais como metologias de trabalho e avaliação, organização curricular das disiciplinas e também a análise da interligação entre a dimensões da formação: estudo da criança e seu desenvolvimento, componente científica e componente organizacional e pedagógica.

    Gostaria no entanto, que na próxima reunião, tivéssemos mais atenção na gestão dos timings da entrevista e daqueles que se referem à participação dos vários intervenientes.


    Claro, que também considero normal que depois de tanto tempo sem podermos partilhar e conversar sobre as nossas vivências profissionais, houvesse aquele ímpeto em querer referir afincadamente o "que nos ia na alma". ......Penso que seria interessante a Universidade do Minho - IEC, começar a organizar espaços e tempos de encontro, partilha, debates depois do tempo de formação inicial, para pemitir aos formadores percepcionarem como os professores período de indução fazem "a ponte", e para nós, seria uma forma de solidificarmos amizades, e saberes profissionais.

    Deixo assim a minha proposta....

    Um Bom Natal e um Próspero Ano Novo......

    By Blogger Nuno Monteiro, at 12/21/2005 6:39 da tarde  

  • Então, o que se passa? Não se esqueceram de mim, pois não? Vá lá, quero ler algumas palavras da BÁRBARA, da ELISABETE e da JOANA sobre esta primeira entrevista. Fico à espera! Obrigado.

    By Blogger Carlos Silva, at 1/06/2006 2:36 da manhã  

  • Embora também um pouco tarde, não queria deixar de agradecer os primeiros comentários à forma como a entrevista decorreu: ao Nuno e à Olga, que o fizeram há mais tempo; à Elisabete e à Joana, que reagiram ao meu repto.

    A propósito, o que se passa com a Bárbara? Joana, fala com a Bárbara, diz-lhe que não queria passar sem a sua participação! Eu próprio já falei com ela, mas pode ser que a consigas, como amigas que sóis, persuadi-la a participar (a não ser que persistam os problemas técnicos!).

    De qualquer modo, gostava de lançar um desafio ao grupo (honra seja feita ao Nuno), no sentido de se tornarem mais interventivos na dinâmica do blog; estão aí novos comentários e postagens, por isso fico à espera das vossas opiniões (se desejarem manifestar-se, é claro!).

    By Blogger Carlos Silva, at 1/19/2006 1:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home