Ser Professor do 1.º Ciclo

quinta-feira, outubro 20, 2005

Modelo integrado e flexível de formação de professores

Esta é uma postagem de teste para se poder verificar o funcionamento do blog.
"Um modelo integrado e flexível de formação de professores sustenta-se na construção conjunta e articulada de contextos formativos coerentes, que permitam aos formandos atribuir um significado pessoal e profissional às diferentes experiências que integram o currículo de formação.
Tendo em conta, por um lado, a complexidade do processo de construção do conhecimento profissional e, por outro, os obstáculos epistemológicos e estruturais provenientes da cultura organizacional das instituições de formação, neste pequeno texto colocaremos algumas questões, que consideramos mais críticas e relevantes, na procura de um currículo formativo integrado, que permita interrogar e confrontar os desafios que hoje se colocam às escolas e aos professores enquanto profissionais e, consequentemente, às instituições encarregadas da sua formação".

Introdução do texto "Questões críticas acerca da construção de um currículo formativo integrado" (Alonso e Silva, 2005).

4 Comments:

  • “A qualidade profissional de um currículo de formação de professores tem a ver com a forma como as diferentes componentes da formação (Ciências da Educação/Ciências da Especialidade/Prática Profissional) se articulam no sentido de adquirirem uma coerência, que permita aos professores em formação encontrar um significado pessoal e profissional, de forma a, progressivamente, irem construindo as teorias práticas que poderão orientar a sua acção”.
    Alonso, 1999)

    By Blogger Carlos Silva, at 11/21/2005 10:18 da manhã  

  • Ser professor...um desafio de construção....

    By Blogger Nuno Monteiro, at 11/26/2005 11:35 da manhã  

  • A primeira entrevista já se realizou.....

    Depois de quatro anos de prática docente, no terreno, eis que um grupo de amigos e colegas se encontram para reflectirem sobre algo importante: a nossa visão da formação inicial, desta vez, vista de fora com um olhar mais crítico, mais maduro talvez.....
    Agora certas dimesnões que naquele tempo não faziam muito sentido, aparentemenete....começam a ligar-se como peças de um jogo de crianças, onde se pretende desenvolver o raciocínio, definir rumos, estratégias, prever resultados, enfim,.....um sem número se coisas, a que poderemos chamar sucintamente de competências......
    Também já elaborei o meu trabalho que tinha para fazer....
    Engraçado como nem sempre conseguimos ter uma postura tão crítica quanto gostaríamos......
    A verdade, é que o nosso contributo, a discussão, a ansiedade manifetada na vontade de falar, de exprimir formas de ver o mundo da formação inicial, o confronto de ideias, o simples por em comum de perespectivas pedagógicas faz-nos sentir bem connosco e com os outros.....pois é na Colaboração, na Reflexão, na Acção Individual e concreta de cada um que se apontam estratégias que podem e vão concerteza mudar para melhor....a forma como são articuladas as várias dimensões da Formação Inicial....

    Bom Trabalho.....

    By Blogger Nuno Monteiro, at 12/18/2005 10:42 da tarde  

  • Teste para verificar o browser.

    Carlos

    By Blogger Carlos Silva, at 1/09/2006 5:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home