Ser Professor do 1.º Ciclo

quarta-feira, janeiro 04, 2006

"When a learner sits down and blogs, he/she is engaging in a reflective process"
George Siemens

Encontrei isto enquanto navegava pela net. Achei interessante partilhar convosco.

2 Comments:

  • Não conhecia a citação nem o próprio autor, mas, perdoem-me a imodéstia, era precisamente isso que esperava que acontecesse. De qualquer forma, a Luciana já me deu uma grande ajuda, pois revejo nas palavras de outro um dos propósitos deste blog. Vou precisar da referência dessa citação!
    Ao discutir as questões metodológicas do desenho da investigação com a Professora Luisa e a Professora Lourdes, o processo reflexivo era dos aspectos que mais se destacava para argumentar-se em favor da utilização do blog ou de outra ferramenta tecnológica que permitisse uma interacção a distância, posterior às entrevistas, entre todos os participantes.
    Para além desse propósito, que não é mais do que um meio para chegar ao conhecimento, há ainda alguns aspectos a considerar com a utilização do blog: - fazer parte de um grupo de investigação que tem traços de identidade profissionais comuns; - permitir o distanciamento temporal e crítico entre a emergência e o conflito de ideias (leitura do blog) e a reacção (escrita de comentários e postagens); - a possibilidade de reagir de uma forma privada e moderada, que a ligação assíncrona e a escrita ajudam a sistematizar e a refazer; - a partilha e a contestação de ideias e argumentos entre todos; - a possibilidade de manter abertas em simultâneo várias entradas de reflexão, permitindo ainda a manutenção da discussão ao longo de um período alargado de tempo, susceptível de qualquer acrescento e enriquecimento.
    É certo que ainda não estou totalmente satisfeito com os resultados do blog, mas numa leitura mais racional, parece-me que está a cumprir os seus objectivos. Talvez fosse possível mais frequência nos comentários dos participantes (há ainda pessoas que não se manifestaram), embora pense que o tempo fará com que isso seja naturalmente resolvido. Pelo que me consigo aperceber, acredito que é um processo exigente e, por isso, moroso, o que me leva a pensar que devo ter paciência. Vou esperar mais uns dias, quero discutir estratégias de abordagem com a Professora Luisa e depois farei um apelo concertado e estratégico à vossa reflexão e participação.

    Agora, não posso deixar de dizer o quanto este processo de análise e reflexão centrado no blog, que ainda estamos a iniciar, tem sido, desde já, muito revelador e profícuo. Obrigado e parabéns aos participantes! O mesmo posso dizer em relação a mim, pois tem permitido questionar-me em diferentes dimensões, como seja o desenho do estudo, o caminho do blog, a vossa formação inicial, as vossas oportunidades profissionais, entre outras. Devo a sistematização desta ideia central para este estudo à citação e, em primeira instância, à Luciana que a disponibilizou; parece-me ser esta a essência do blog e do processo de reflexão. Por isso, partilhem também as vossas reflexões...

    By Blogger Carlos Silva, at 1/05/2006 4:54 da tarde  

  • Queria só dizer à Beatriz e às pessoas que seguem esta postagem para não exagerarem na dúvida metódica. Ela tem o seu interesse e do ponto de vista metodológico pode-nos ajudar a progredir e a fazermos cada vez melhor, porque nos ajuda a reflectir e a ponderar acerca das nossas opções de trabalho, acerca das nossas convicções.

    Agora, considero também que essa reflexividade e capacidade de problematizar deve ser canalizada no sentido da melhoria das práticas, caso contrário podemos correr o risco de se tornar avassaladora e de coarctar a nossa capacidade de acção e decisão.

    Reflectir, analisar, questionar, problematizar, mas com moderação e tendo sempre presente as nossas limitações e potencialidades; percebendo, com coerência, aquilo que os contextos nos oferecem e aquilo que podemos também retribuir.

    By Blogger Carlos Silva, at 1/19/2006 12:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home