Ser Professor do 1.º Ciclo

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Formação inicial do IEC é boa e recomenda-se!

Uma postagem que pretende ser simples na mensagem, mas profícua nos comentários, por isso, preparem-se!

É assim, tanto nas entrevistas como neste blog, várias vezes ouvi (li) comentários que apreciam e qualificam a vossa formação inicial como de ‘excelência’, ‘muito boa’, ‘entre as melhores do país’, apesar da tendência para lhe apontar alguns problemas ou defeitos (dizem vocês, no sentido de ainda a poder tornar melhor e mais capaz).

A acreditar no que dizem (imodéstia à parte, também tenho motivos para crer que pode ser assim) há certamente muitos aspectos/factores que valorizam e fazem parte dos atributos positivos da formação inicial que receberam no Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho.

Aquilo que vos peço é isto: procurando não se repetirem, no sentido de diversificar e complementar os argumentos, concretizem os motivos, os indícios que vos levaram a formular esse sentimento. Dito doutra forma, se vos pedissem para fazer a apologia da formação inicial do IEC, da UM, o que diriam?

5 Comments:

  • É verdade...
    também sinto realmente que hoje se sou capaz de construir conhecimentos com as crianças, numa perspectiva de aprendizagem recíproca, devo-o ao IEC.
    Claro que "o caminho faz-se caminhando" e, tal como acontece em tuod na vida, muitas vezes há que voltar atrás, reflectir, tomar decisões, e começar de novo...refazer....repesar...e reavaliar...

    Se calhar foi isto que mais aprendi no IEC:
    Educar não é mais do que uma construção contínua.
    Os modelos da nossa construção...somos nós que os escolhemos.....as ferramentas....aprendemos algumas...mas é preciso utilizá-las e ir ajustando-as às necessidades do quotidiano....

    Uma coisa é certa....

    Quando acabei a formação no IEC, não tive medo para defrontar qualquer que fosse a realidade educativa...e até hoje...o balanço tem sido positivo....

    By Blogger Nuno Monteiro, at 1/19/2006 10:26 da tarde  

  • Olá aos três primeiros participantes nesta postagem: Paula, Nuno e Cláudia. Obrigado pela vossa prontidão com que trataram esta questão.
    Vejo que o movimento no blog não é muito. Ainda assim não perdi a esperança. Cá fico à espera de mais comentários.
    Um abraço amigo, Carlos Silva.

    By Blogger Carlos Silva, at 1/25/2006 12:52 da tarde  

  • Olá a todos, mais uma vez.

    Um abraço especial para as três novas participações nesta postagem: Luciana, Bárbara e Elisabete (uma saudação muito particular para a Bárbara que finalmente, e ainda bem, conseguiu participar neste espaço de reflexão; bem-vinda).

    Permitam-me uma síntese destes três comentários sobre a formação inicial:
    - Acesso a instrumentos de trabalho em vez de receitas, permitindo o desenvolvimento da autonomia profissional (Luciana);
    - Formação de professores de carácter reflexivo que se tornam em peças fundamentais de inovação pedagógica nas escolas (Bárbara);
    - Formação de professores que sentem a profissão com preocupação e ansiedade, como forma de questionamento e de melhoria da prática, no sentido de promover o sucesso educativo (Elisabete).

    Obrigado. Voltem sempre.

    By Blogger Carlos Silva, at 1/31/2006 11:39 da manhã  

  • Olá Ana.
    Apesar de estar com sérios problemas com o meu computador e estar muito aflito, nesta altura que mais precisava dele (esta dependência das máquinas é incrível), pois não sei ainda como vou resolver este assunto - estou a trabalhar a partir de um dinossauro ou um pré-histórico (com queiram dizer, tanto me dá; o resultado é o mesmo: mau, péssimo,...) - não podia deixar de comentar este seu texto.
    Se a conheço bem, e deixe-me dizer-lhe que sou exigente nas avaliações que faço (deve saber disso...), só posso corroborar com as palavras da sua colega de profissão.
    Ainda bem que assim é, ainda bem para os seus alunos. Continuação de bom trabalho!

    By Blogger Carlos Silva, at 2/02/2006 12:55 da manhã  

  • Olá Luciana!
    A teu comentário fez-me sorrir. Sim, porque nestas circunstâncias, admira-me a capacidade para conservares esse bom humor, pois consegues manter um tom bem disposto sobre situações que dariam para qualquer pessoa desistir antes de começar a fazer qualquer coisa!
    Pois bem, parabéns por este momento tão refinado e subtil de humor... Gostei, o texto é excelente! Espero que essa postura te ajude a enfrentar os problemas e a seres bem sucedida, agora que vais conhecer um novo contexto escolar (outra vez parabéns). Felicidades e sucesso nessa nova etapa.

    By Blogger Carlos Silva, at 2/03/2006 2:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home