Ser Professor do 1.º Ciclo

terça-feira, maio 23, 2006

Finlândia, aqui estou eu!

Olá. Beijinhos para todos!

Só para dizer que já vou no terceiro dia de estadia na Finlândia. Apetecia-me dizer muita coisa, mas... Têm sido uns dias de descanso, de partilha, e também de trabalho muito produtivo. Voltarei a isto quando regressar, pois precisam de ouvir algumas coisas para ficarem com o ego mais reconfortado! Digo isto relacionado com o "modelo" da vossa formacão, com a instituicão que vos forma, com a investigacão que estamos a desenvolver, e, sobretudo, enquanto professores que sois!

Por agora queria apenas comentar a grande adesão que o meu "paper" e o simpósio onde estive integrado (Professor Luisa e Professora Maria do C. Roldão) tiveram por terras de Finlândia. Afinal fazemos coisas que são apreciados e reconhecidas por diferentes pessoas desta Aldeia Global. Como elementos integrantes deste processo penso que se devem sentir orgulhosos. Assim, permitam-me que partilhe convosco a minha alegria e o meu bem-estar.

Bem-haja para todos; vocês que participam neste projecto e todos os outros professores que sei estarem connosco.

Nota: Peco desculpa por não ser muito possível manter um contacto permanente connvosco; "fugi" do congresso para escrever estes palavras. Logo que regresse voltarei a "estar presente" com mais frequência.
Os finlandeses são pessoas muito simpáticas e bem organizados. Tampere é uma cidade lindíssima! (Só para fazer um bocadinho de inveja).
Desculpem também a falta de cedilhas, mas este teclado...

Dois sites destas bandas: a cidade e o centro de congressos (para os mais curiosos).
A cidade - http://www.tampere.fi/english/index.html
O centro de congressos - http://www.tampere-talo.fi/english/

sábado, maio 20, 2006

Estratégia para preparar a intervenção Jornadas PP'06

Olá, como estão?

1) Com este texto espero conseguir uma estratégia para organizar a nossa intervenção nas Jornadas de Prática Pedagógica’06, do Ensino Básico. Pretendo agilizar todo o processo de preparação, procurando que a intervenção vá ao encontro de algumas das vossas sugestões. Desde já o meu obrigado pelas vossas contribuições.
Outras opções seriam igualmente válidas, mas com a estratégia que vou apresentar, pretende-se que, para além de um momento de trabalho individual de preparação para a vossa participação, não seja preciso qualquer outra diligência (como reuniões de preparação), a não ser estar presente no dia das Jornadas. A nossa sessão está marcada para o dia 8 de Junho, entre as 14.30 e as 16.30, à qual se segue a Conferência da Professora Maria do Céu Roldão.

2) Linhas orientadoras da intervenção:
• Enquadramento do processo de investigação;
• Apresentação de alguns resultados da investigação;
• Colaboração da Dra. Altina Ramos e Dra. Isabel Candeias;
• Reflexão sobre o processo de construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução, segundo linhas orientadoras que apresentarei a seguir;
• Relato de experiências/situações sobre a indução profissional e questionamento da pertinência das respostas/soluções encontradas, ao nível das fontes/recursos utilizados (componentes/áreas da formação inicial, colegas, livros, …).

3) Funções atribuídas aos participantes:
a) Eu farei a apresentação do enquadramento e de alguns resultados da investigação.
b) A Dra. Altina e a Dra. Isabel, a partir do conhecimento dos propósitos da investigação e da leitura do blog, vão procurar interagir com os participantes, ao longo da sessão, colocando questões e suscitando o debate acerca da construção do conhecimento profissional.
c) Os professores principiantes procuram participar no debate acerca da construção do conhecimento profissional: (i)apresentando sínteses acerca dos tópicos solicitados; (ii) relatando experiências profissionais; (iii) respondendo aos desafios da Dra. Altina e Dra. Isabel e às perguntas da assistência.

4) O que precisam de fazer para preparar o vosso contributo na sessão?
A ideia central é que avaliem a vossa construção do conhecimento profissional (processos e experiências formativas desenvolvidas para se tornarem em professores do 1CEB) na formação inicial e no período de indução profissional. Assim, por tópicos, gostaria que, cada professor, se referisse:
a) A três aspectos sobre a formação inicial que contribuíram para a resolução de problemas que tiveram de enfrentar na vossa vida profissional;
b) A três aspectos sobre o período de indução que resultaram na construção de conhecimento profissional, indicando as estratégias que foram seguidas para a construção desse conhecimento
c) A uma/duas experiências/situações profissionais que evidenciassem a importância dessa construção do conhecimento profissional e a(s) relação(ões) com alguns dos aspectos mencionados atrás.

5) Procedimentos a adoptarem:
No final do texto segue uma lista de alguns assuntos tratados durante o processo de investigação. Podem seleccionar os vossos tópicos a partir desta lista. Podem também escolher outros tópicos que não estejam seriados (a lista é apenas exemplificativa…).
Quando decidirem os tópicos/temas a tratar, enviam-me essa lista com as vossas intenções. Logo responderei dizendo se aceito os vossos tópicos ou se sugiro outros, procurando evitar eventuais repetições dentro dos grupos. Depois de seleccionados os temas e de fazerem a vossa reflexão (por tópicos), enviem-me esse esquema de trabalho.
Para os casos que não possam estar presentes nas Jornadas (até agora conheço apenas um caso justificado – Cláudia ou Andreia, conforme a decisão que tomarem), pedia na mesma a concretização deste exercício, pois ou eu ou um colega vosso dará conhecimento das vossas ideias.
Alguma dúvida é só perguntarem. Usem preferencialmente o mail (pode ser também o blog), pois vou estar ausente nos próximos dias.

6) Prazo:
Na medida do possível, seria interessante que tudo pudesse ficar alinhavado até final de Maio.

7) Lista de tópicos:
- Prática pedagógica;
- Projecto Curricular Integrado;
- Didácticas da especialidade;
- Educação Especial;
- Necessidades Educativas Especiais;
- Apoio educativo e dificuldades de aprendizagem;
- Burocracia nas escolas;
- Avaliação das aprendizagens;
- Recursos didácticos;
- Condições materiais das escolas;
- Integração nos contextos escolares por parte dos professores neófitos;
- Relações entre profissionais;
- Metodologia de investigação de problemas;
- Mapas de conteúdo;
- Actividades integradoras;
- O papel dos pais;
- Mobilidade docente;
- Professor tradicional versus professor inovador;
- Diversidade cultural dos alunos;
- Gestão curricular de diferentes níveis de escolaridade;
- O acompanhamento individualizado;
- Adequação das actividades aos alunos;
- Gestão do tempo;
- Aproveitamento da aula por parte dos alunos;
- Gestão diferenciada de diferentes ritmos de aprendizagem;
- Gestão curricular de diferentes níveis de escolaridade;
- Processos de iniciação à leitura e à escrita;
- Monodocência versus monodocência coadjuvada;
- O conhecimento do currículo escolar;
- O conhecimento de diferentes estratégias, metodologias de aprendizagem;
- Problemas sociais dos alunos e famílias;
- …

quinta-feira, maio 11, 2006

Ajuda

Olá a todos!

Este é o meu primeiro post, e é para pedir a vossa ajuda.
Neste momento estou a fazer pesquisas na internet no sentido de encontrar os contactos de uma fábrica de reciclagem, que a minha escola gostaria de visitar, uma vez que se relaciona com o projecto e com as práticas diárias.
Tenho encontrado referências às fábricas, mas está difícil encontrar os contactos. Por isso se algum de vós tiver já realizado alguma visita similar e tiver já os contactos, agradecia que mos enviasse.
Obrigada a todos e bom trabalho!
Tudo de bom!

JoanaLisboa

quarta-feira, maio 10, 2006

Jornadas de PP’06, do 1CEB: como nos podemos organizar e de que vamos falar?

Bem, como já notaram, no âmbito das Jornadas de Prática Pedagógica do 1CEB, estão todos convidados para colaborar numa intervenção em moldes que este post vai tentar ajudar a definir. Para isso preciso da vossa ajuda! Claro que estou a partir do pressuposto que conto com todos para participar nesta aventura. Acho que já disse, é no dia 8 de Junho e é a última tarefa que vos peço! Digo isto porque esta peripécia não estava incluída no plano de trabalhos que em Novembro acordámos de mútuo acordo, pelo que fica aqui o meu apelo à vossa participação.

Apesar de já ter conversado com a Dra. Isabel Candeias, que é quem tem tratado comigo as questões do programa, e de termos discutido algumas hipótese de trabalho, para esta sessão, estou ainda sem saber exactamente como avançar, pelo que queria, antes de mais, colocar-vos perante o duplo repto:
1) Numa primeira instância, gostaria de perceber quais são as vossas sugestões relativas à forma de organizarmos as vossas intervenções. Não digo mais, por agora, para não estar a influenciar as vossas opiniões.
2) Depois, num segundo nível, que não se pode demarcar do anterior, gostaria de saber o que consideram pertinente dizer acerca da vossa participação nesta investigação e, sobretudo, da vossa experiência como professores em pleno período de indução profissional, e que pode ser um contributo importante para quem ainda está na formação inicial ou para quem está prestes a passar para o vosso lado.

Quem sabe se também não se podia discutir formas de manter laços mais sistematizados entre os professores formados pelo IEC, até como uma forma de apoio aos problemas que surgem durante o período de indução profissional, situação já levantada noutros posts/comentários deste blog.
Pensem nisto e digam de vossa justiça. Fico também à espera das vossas opiniões e sugestões, pois rapidamente teremos de tomar decisões.

(In)certezas da indução profissional

Sugestões de temáticas/problemáticas relativas aos desafios da indução profissional no 1CEB, como contributos para o âmbito da intervenção da Professora Doutora Maria do Céu Roldão, nas Jornadas da Prática Pedagógica do Ensino Básico, a realizar no IEC-UM, no dia 8 de Junho, entre as 17 e as 18.00 horas.

Olá a todos!

Acabei no dia 2 de Maio a última entrevista (projecto profissional e pessoal) programada para este projecto de investigação sobre a construção do conhecimento profissional no 1CEB. Já fiz um post sobre a mesma; continuo à espera da vossa participação. Mas, agora o assunto é outro.

O subtítulo deste post é já de si elucidativo. Gostava de vos lançar um desafio, na sequência de algo que já fui adiantando durante o decorrer da terceira e última entrevista. Como tem sido habitual de há uns anos para cá, no final do ano lectivo, e no âmbito da Coordenação da Prática Pedagógica do Ensino Básico, vão-se realizar, mais uma vez, em Junho, as Jornadas da Prática Pedagógica do Ensino Básico.

Num primeiro esboço do programa deste evento está agendada uma sessão dedicada ao período de indução profissional e ao conteúdo deste projecto de investigação, pelo que estão previstas intervenções dos participantes do mesmo (minha e vossa, em moldes que teremos de pormenorizar – vejam o post a seguir), da Dra. Altina Ramos e Dra. Isabel Candeias (para falar da moderação/animação e do conteúdo do Blog), e ainda da Professora Doutora Maria do Céu Roldão.

Ora, é precisamente aqui que queria pedir a vossa colaboração, pois a intervenção da Professora Maria do Céu Roldão está ainda em aberto e é sensível às vossas sugestões de temáticas/problemáticas a serem tratadas relativas aos desafios que a indução profissional suscita aos professores neófitos, na medida daquilo que for considerado pertinente e exequível, bem como, é claro, na medida da vossa disponibilidade para colaborarem nesta postagem. Assim, solicito-vos que correspondam a este desafio o mais rapidamente possível, no sentido de fazermos chegar esta informação em tempo útil à Professora Doutora Maria do Céu Roldão.

Lembrem-se das vossas preocupações e anseios que foram tratados, sobretudo, na 2.ª entrevista, quando falamos do período de indução; lembrem-se de assuntos tratados com os vossos colegas de profissão que estão na mesma situação; lembrem-se das situações que mais vos marcaram (e continuam a marcar!) ao longo desse vosso início de carreira profissional. Questionem os vossos colegas e façam eco das palavras deles neste espaço.

Fico a aguardar com expectativa as vossas ideias/sugestões.

Carlos Silva

sexta-feira, maio 05, 2006

Terceira e última entrevista – o projecto profissional e pessoal

Olá, como estão?

A conversa tem estado entre o calmo e o relaxado, para não dizer ‘desleixado’; é apenas mais uma “provocação”, até porque seria injusto, pelo menos para algumas pessoas que têm dado vida ao blog. Terminei na terça-feira, dia 2 de Maio, a terceira série e última de entrevistas, esta dedicada ao projecto profissional e pessoal, enquanto professores do 1CEB, a atravessarem um período de indução/iniciação profissional.

Falámos de várias coisas:

(1) Começámos por falar de alguns traços de identidade relativos ao perfil profissional do professor do 1CEB, discutindo também as relações do perfil profissional com as funções atribuídas à escola e as exigências da sociedade;

(2) Na sequência, tentámos analisar e reflectir acerca da profissionalidade docente nos professores do 1CEB, onde esteve em causa o saber profissional e o profissionalismo docente (monodocência e a coadjuvação, relacionamento entre pares e institucional, transições de níveis, ...).

(3) Depois focalizámos a atenção nas condições organizacionais/estruturais da actividade profissional (condições materiais e organizacionais, mobilidade docente e concursos dos professores);

(4) Procurámos ainda analisar o estatuto/papel da actividade profissional dos professores do 1CEB no contexto actual da escola e da sociedade moderna (questões de género, reconhecimento social, valorização profissional, escola pública/escola privada, funcionalismo público/profissão liberal);

(5) Reflectimos sobre o papel da construção e desenvolvimento do Projecto Curricular de Turma no projecto profissional do professor do 1CEB;

(6) Finalmente, como súmula da entrevista, tentámos identificar as características que podem definir o perfil profissional que procuram desempenhar (dimensões da intervenção do professor do 1CEB, motivações, relações e incompatibilidades entre o projecto profissional e pessoal).

Sobre estas entrevistas, como nas situações anteriores, devo dizer que fiquei agradado com o ambiente criado, com o nível de empatia, com os diferentes contributos. Verifico que há, regra geral, uma necessidade/vontade de falarem dos vossos casos particulares, que não é traduzida, pela mesma medida, na participação do blog. Por que será? Acho que já falámos sobre isso durante as entrevistas. Se quiserem acrescentar mais alguma coisa, ainda que possa parecer ‘mais do mesmo’…

No final da entrevista, mais uma vez, tentei conduzir a conversa para uma análise da moderação e participação no blog, depois de manter algumas dúvidas acerca do andamento do mesmo. Já sei que muitos de vós não pensam o mesmo, também tenho consciência, como já disse, que há diferenciação no nível de participação, pelo que se torna injusto fazer-se uma análise linear. Acho que também não quero mais manter este ar de permanente insatisfação (diga-se, interpretado por alguns, de elevada exigência). As coisas são como são; neste momento parece-me mais razoável deixar acontecer… ainda que segundo alguns momentos a ponderar.

Pois bem, cá fico à espera das vossas ‘postagens’ e comentários. Cá fico também à espera dos registos escritos para poder reverter algumas das vossas tendências para a discussão aqui no blog.

Para terminar, gostaria de sugerir, para além de outras coisas que queiram dizer, a possibilidade de aproveitarem a postagem para comentar esta última entrevista. E, já agora, aceitem este desafio:
- Numa entrevista que falou de perfil profissional dos professores do 1CEB, como se definem, afinal, como professores. Qual é o vosso ponto forte e qual é o vosso ponto fraco? Aceitam este desafio? Respondam lá!


Nota: Claro está, peguem por onde vos interessar; assuntos, parece não faltarem!