Olá, como estão?
A conversa está interessante, e pode continuar interessante, mas temos de avançar também para outras situações. Como sabem, terminámos, na sexta-feira passada, dia 03 de Março, a segunda série de entrevistas previstas, esta dedicada ao período de indução profissional.
Falámos de várias coisas:
(1) Começámos por verificar alguns aspectos que mais se destacaram, tanto pelo ponto de vista positivo como negativo, relativos à iniciação profissional. Falámos das vossas expectativas relativas à profissão.
(2) Na sequência, identificámos e reflectimos sobre situações problemáticas relativas às primeiras experiências profissionais.
(3) Depois focalizámos a atenção nos problemas ao nível da gestão curricular e pedagógica, nomeadamente através da construção e desenvolvimento de Projectos Curriculares Integrados e da organização de ambientes educativos de qualidade.
(4) Finalmente, procurámos identificar e reflectir sobre as formas de promover a integração profissional dos professores principiantes nos contextos escolares. Terminámos as entrevistas falando um pouco da moderação e participação neste blog.
Sobre estas entrevistas tenho a dizer que fiquei muito satisfeito. Gostei das conversas, gostei dos diferentes contributos, gostei do clima de serenidade e empatia com que decorreram, gostei da maturidade que senti na defesa das vossas causas.
No final da entrevista tentei conduzir a conversa para uma análise da moderação e participação no blog, depois de algumas dúvidas que tive acerca do andamento do mesmo. Falámos também acerca da necessidade de tomarmos decisões sobre novas formas de dinamização e participação. Para além do vosso pedido para manter a moderação do blog, através da publicação faseada da análise preliminar das entrevistas e dos registos escritos, todos concordaram em tentar fazer do blog algo mais próximo do quotidiano dos professores, mais intimista. Nesse sentido, propôs-se que o blog podia, sobretudo, ser um espaço de partilha de experiências, episódios, incidentes críticos, próprios do período de iniciação profissional.
Pois bem, cá fico à espera das vossas ‘postagens’. Cá fico também à espera dos registos escritos para poder reverter algumas das vossas tendências para a discussão aqui no blog.
Para terminar, gostaria de sugerir, para além de outras coisas que queiram dizer, a possibilidade de aproveitarem esta postagem para comentarem esta entrevista e mais uma ou outra coisa que me deixou curioso:
- Como se sentiram a falar das vossas primeiras experiências profissionais, como é para vós expor (tornar visível) as dificuldades próprias deste período de trabalho tão especial?
- Afinal, quais foram os sentimentos dos primeiros passos como professores por vossa conta e risco? Parece-me que ninguém disse que lhe apeteceu fugir!
- Que expectativas tinham sobre a profissão e quais as que prevaleceram ao impacto das primeiras experiências profissionais?
Nota: Respondam apenas ao que vos interessar.