Ser Professor do 1.º Ciclo

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Tornar-se professor

Olá a todas e todos - professores aprendizes e ao mesmo tempo professores de corpo inteiro! Fiquei muito orgulhosa e emocionada com as vossas “postagens”, em que transparecem ideias, sentimentos, questões e propostas através das quais me revejo, enquanto formadora que vos ajudou a construir essa vossa identidade tão claramente assumida.
Perante as dúvidas do Prof. Carlos sobre a dinâmica e o interesse deste blog, como observadora atenta e com algum grau de distanciamento, quero vos dizer que esta é uma iniciativa única e especial neste campo da indução profissional, tão pouco conhecido, e por isso, pode revelar-se um contributo maravilhoso para conhecermos melhor este processo, ao mesmo tempo que se constitui por si mesmo num dispositivo formativo para os participantes, permitindo, também, romper o isolamento com que esta fase da vida profissional é vivida entre nós pelos professores.
Por isso, quero dar a todos o meu estímulo para participar de forma sincera e reflexiva, pensando que talvez um dia este blog possa ser um incentivo para a institucionalização em Portugal do apoio aos processos de indução profissional, como já acontece noutras profissões e na maior parte dos países da comunidade europeia.
Um grande abraço amigo.

Luisa Alonso

3 Comments:

  • Olá professora!
    É com satisfação que me encontro aqui hoje enquanto fruto de um processo de amadurecimento pessoal e profissional, para o qual também a professora contribuiu.

    Relativamente a este período de indução penso que todo o apoio seria bem recebido tendo em conta que o nosso trabalho influencia directamente o sucesso das nossas crianças e que esta fase pode marcar (positiva ou negativamente) o nosso perfil profissional.

    Penso igualmente que o facto de cada um de nós ter aceite participar num projecto deste tipo é prova disso mesmo.

    Aliás ainda mesmo no início deste projecto os elementos da minha turma já pensavam como seria bom criar um blog onde se discutisse temas sobre a nossa prática, onde se pudesse trocar experiências e partilhar materias.

    Fica a sugestão! (Espero que os colegas me desculpem por ter divulgado a ideia sem os consultar antes!)

    Até breve!

    By Blogger Ana Tavares, at 2/03/2006 10:56 da tarde  

  • Olá Professora Luísa...Aqui e agora, é com muito prazer,a legria e emoção que leio a sua participação neste espaço de discussão e apresentação de ideias.

    A primeira coisa que me veio à cabeça quando vi a sua postagem foi todos aqueles bons momentos de crescimento, de partilha, por vezes de pequenos conflitos decorrentes, ora de alguns aspectos da formação que não correram tão bem como algumas didácticas e oficinas, ora da forma como, na altura, encarávamos todas as exigências que nos faziam....
    Passado este tempo, o saldo é batstante positivo e sem dúvida nenhuma que a formação do IEC..recomenda-se....

    Aquilo que eu considero importante mudar, talvez passe por reorganizar os programas e os módulos de algumas cadeiras: Didáctica das Ciências, numa perspectiva mais formativa e informativa; na Didáctica da Língua Materna apostar mais na visibilidade concreta dos métodos, conforme já tive de oportunidade de referir, e as Oficinas sustentarem-se mais numa perspectiva funcional para o estágio.

    Por tudo quanto fez por mim, e certamente por nós, formandos, em colaboração com a sua equipa, o meu (nosso) MUITO OBRIGADO....

    Continue(m) assim.....

    By Blogger Nuno Monteiro, at 2/07/2006 9:02 da tarde  

  • Um comentário da satisfação pelo incentivo que a postagem da Professora Luisa traz a este processo de formação, onde o blog, de momento, acaba por ser a face mais visível do mesmo.
    Obrigado pelas palavras de simpatia e de estímulo que a todos nós envolvem num abraço que não se vê mas se sente, e que se estende por fronteiras que as redes electrónicas de informação e comunicação ajudam a quebrar, reforçando os nossos laços de partilha de valores e princípios, os nossos vínculos de amizade e compromisso.

    Também uma saudação especial para os comentários prontos e comprometidos da Ana e do Nuno, que revelam uma forte e estreita relação entre o “processo de amadurecimento pessoal e profissional” e o contributo da Professora Luísa para o mesmo, e que, estou certo, representam todos os participantes deste blog (onde eu me incluo!).

    By Blogger Carlos Silva, at 2/10/2006 2:39 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home