Ser Professor do 1.º Ciclo

domingo, novembro 27, 2005

O primeiro passo

Já fiz a primeira reunião. Serviu para proceder à apresentação formal do âmbito do estudo e do plano de trabalho do processo de recolha de dados. Serviu ainda para proceder à assinatura do protocolo de investigação/colaboração. Tivemos tempo também para experimentar o funcionamento e o modo de participar através deste blog.
Estava, de alguma forma, ansioso. Não porque pensasse que, vós Professores (ex-alunos do IEC), não estivessem comigo. Pelo contrário, tenho uma simpatia especial para convosco e é para mim uma alegria voltar a ver-vos. Nesse sentido, quando vos convidei a participar neste trabalho sabia que podia contar com a vossa colaboração. A questão está mais no grau de exigência que o processo de investigação pode acrescentar a uma vida pessoal e a uma actividade profissional, sem que isso se torne num fardo ou num transtorno. Sinto e espero que não, mas gostava de ouvir (ler) as vossas opiniões acerca do enquadramento deste estudo e do vosso papel no mesmo.
Com a concretização da reunião procurei fomentar um espírito de pertença a um grupo de trabalho, unido por laços de identidade, de amizade e partilha que contribuam para a melhoria da vossa condição de Professor do 1.º Ciclo e para a valorização dos resultados da investigação.
Mais uma vez, obrigado por estarem comigo. Espero que venham a desfrutar desta experiência.